COOPERFOZ Cooperativa de Coletores de Materiais Recicláveis da Foz do Rio Itajái

 

 

Cooperativa de reciclagem fundada em 2001  com sede  no Bairro Imaruí na cidade de Itajaí.

  • A população de Itajaí produz mais de 4 mil toneladas de lixo por mês. Para amenizar os impactos ambientais causados por estes resíduos, a Prefeitura, no ano de 2005, implantou a coleta seletiva.  O morador que separar o lixo orgânico do lixo reciclável e assinar um termo de adesão fica isento da taxa de limpeza urbana.  Uma vez por semana o caminhão da Coleta Seletiva passa em todas as ruas da cidade para realizar o recolhimento. Em 2008, eram coletadas em média 130 toneladas por mês. Em 2009 a coleta seletiva atingiu a marca de 200 toneladas. Em 2010, dados da FAMAI apontam que são coletadas 400 toneladas por mês.
  • Na Cooperfoz são descarregados de sete a nove caminhões da coleta seletiva de lixo, por dia, “os cooperados realizam a triagem, a prensa  e a venda do lixo reciclável.” O lixo é separado da seguinte maneira: plástico com plástico, papel colorido com papel colorido, vidro com vidro, metal com metal, papel branco com papel branco… Os fardos que são vendidos para um único comprador de Itajaí, que por sua vez, comercializa para a cidade de São Paulo.
  • Atualmente, são 50 cooperados, a maioria mulheres, pessoas  que poderiam estar contribuindo com o aumento dessas taxas de desemprego.
  • A cooperativa está inserida em um movimento que, além de organizar os trabalhadores, consolida um ideal social: Constrói-se um ciclo sustentável, que diminui os índices de desempregado, oportunizando o potencial humano.
  • A Cooperfoz é um Empreendimento Solidário Associado do CEPESI e participa de seu Conselho de Administração, com uma cadeira de Conselheiro, com direito à voz e voto.

                        

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

                       

 

 

                       

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PARCEIROS E APOIADORES DA COOPERATIVA:

(http://novo.itajai.sc.gov.br/)

(www.univali.br)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

One Response to “COOPERFOZ Cooperativa de Coletores de Materiais Recicláveis da Foz do Rio Itajái”

  • À Cooperativa !!!
    Agradeço imensamente sua visita ao nosso portal http://www.sucatas.com
    Estamos aguardando o cadastramento desta Cooperativa, para passar a utilizar os nossos serviços criados exclusivamente para “Cooperativa”.
    • Divulgar esta Cooperativa na seção HotSite – “Cooperativa”
    • Divulgar os trabalhos desenvolvidos na Cooperativa da coleta seletiva e educação ambiental, etc…
    • Anunciar nos classificados os materiais reciclados pela Cooperativa com objetivo de obter o melhor preço de mercado para os mesmos.

    Não respondeu nossa enquete? Solicito um minuto de seu precioso tempo para respondê-la agora, para melhor atendê-lo.
    Acesse: http://sucatas.com/portal/pages/enquete_sucatas
    Clóvis Marcondes de Souza
    “Em defesa do meio ambiente, futuras gerações e do Planeta Terra .“

    Recomende esta novidade a seus amigos e parentes a fazerem parte do Portal Mais Completo de Sucatas da Net e passem a utilizá-lo daqui para frente.
    Obrigado pela sua atenção !!!

Leave a Reply

*

Bem Vindo ao nosso site!!!
Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Sem explorar os outros, sem querer levar vantagem, sem destruir o ambiente. Cooperando, fortalecendo o grupo, cada um pensando no bem de todos e no próprio bem. A economia solidária vem se apresentando, nos últimos anos, como inovadora alternativa de geração de trabalho e renda e uma resposta a favor da inclusão social. Compreende uma diversidade de práticas econômicas e sociais organizadas sob a forma de cooperativas, associações, clubes de troca, empresas autogestionárias, redes de cooperação, entre outras, que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas, comércio justo e consumo solidário.
Compartilhe:
Login

Login

Username:

Password:


Recover password | Create an Account
 
atoparl-19-11-13atoparl-19-11-13
Nosso Site